quinta-feira, 17 de setembro de 2009

UM SALVE A TODOS!!!!

Em meio a essa MAlária, recebi uma palavra de um irmão de São Carlos... o Maurício Mockiuti, que muito me edificou e quero compartilhar:
" Bem-aventurado o varão que sofre tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Tiago 1:12.

Muitas vezes somos provados ou até mesmo tentados e isso nos desnorteia, nos tira o chão e não sabemos nem como continuaremos a caminhar, até mesmo se conseguiremos continuar. Mas uma coisa Deus nos promete em sua palavra... se conseguirmos amar a Deus em meio a tudo quanto estamos vivendo, haverá recompensa do Senhor! A aprovação de Deus vem através do amor que confiamos a Ele...
Nosso trabalho em meio a toda e qualquer circunstância que estejamos vivendo, é amar e continuar a amar ao Senhor, confiando n'Ele a nossa existência, nosso presente e porvir. Incondicionalmente zelar pela palavra. Assim, agradaremos a Deus e seremos aprovados como obreiros...

O próprio Deus esteve cuidando de mim e velando nas noites em que eu não conseguia dormir com aquele zumbido no meu ouvido que tanto me incomodava, achando até que eu fosse ficar louca, minha audição que achei que estava perdendo e meus sentidos, que muitas vezes me fazia pensar que nunca mais seriam os mesmos... o mesmo Deus também pode velar em seu favor e sustentar com o maná que você precisa para o dia de hoje!
O segredo para a recompensa? Amá-lo... Ele é o mesmo de ontem, hoje e eternamente...
Podemos ter certeza que um escape, um descanso, a cura e a recompensa, virá, sem demora!
Missionária Thaís, Moçambique!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NEGATIVO..... ALELUIA!!!!

"SE PROSTRAR TODO O DIA

E PROVAR SER FIEL

SER LANÇADO NA COVA

SAIR ILESO COMO DANIELLLL"



Saimos dessa pessoal.....
Fui pela manhã para fazer o teste com a ansiedade a mil....

Quando retornei para pegar o resultado, a microscopista estava mesmo olhando minha lâmina e me deixou entrar... quando ela deu a sentença " Tia Thaís, sua lâmina está NEGATIVA"

GRAÇAS A DEUS.....

Eu já estava começando a ficar preocupada, pois para a malária daqui há 3 medicações...

Eu iniciei com a segunda, pois a primeira medicação tem sulfa e eu sou alérgica...

Caso essa malária fosse resistente e ainda desse positivo... eu teria q ser internada para tomar a terceira medicação "Quinino", na veia... e aí seria problema pois é a medicação mais forte e tem muitas reações...

Mas louvado seja Deus que interveio em meu favor e não permitiu..... INTERCESSÕES!!
ALELUIA!!!!!! DEUS É FIEL.........

Fui lançada na cova... mas saí ilesa como Daniel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É isso aí mãe.... ACIMA DE TODAS AS COISAS EU SEI.... EU SEI QUE MEU DEUS É FIEL!!!!! OBRIGADA!!!






OBRIGADA PASTOR ADEMIR, SILVANA, IBNAI... FAMÍLIA, IRMÃOS, AMIGOS... SAIMOS DESSA!!!!

ALELUIA...... TENHO MAIS UMA HISTÓRIA PARA CONTAR........
 Foi na saída... marcado no coração...... para realmente nunca mais esquecer dos africanos!








terça-feira, 15 de setembro de 2009

DAQUI UM MÊS E MEIOOO........

COISAS PARA FAZER QUANDO CHEGAR AO BRASIL
1- Abraçar todo mundo........................... :) Ter um tempo com o meu pastor... ai q saudade!!!!
2- Ir na Casa da Esfiha comer Beirute de Filé Mignon
3- Tomar sorvete de Açaí na Fruity e comer o lanche da praça
4- Jantar depois do culto na casa da Lourdes e sair de lá 23 horas!!
5- Conhecer a casa da minha irmã Raquel, dar um beijo na testa do Thadeu (kkk ate parece q ele deixa) e conhecer minha cunhada...
6- Andar de Cidade do Sol e de Bonavitaaaa...
7- Ir almoçar na casa do Pastor... a Silvana ja me espera com uma lasanha!!
8- Rever todas as pessoas... espero q esteja uma galera me esperando no aeroporto!! Ai de quem não estiver!!!! Relações cortadas!
9- Ahhhh comer Big Mac....... sorvetinho do Mc Donald’s
10-Aiiii, o bolo da Sensação!!!!
11- Dirigirrrr.... ai q saudades do corsinha branco de 4 portas!!!!
12- Tomar café da tarde na casa da Érica.... ai ai o café com bolo!
13- Churrasco na casa de alguém... que ainda não me convidou...
14- Dar um role na cidade e ver tudo o que mudou...
15- Ir no Culto de domingo a noite... dia 08 de novembro, cantar, cantar e cantar em português..... todas as músicas que eu sei e tenho saudades....
16- Conhecer o Supermercado Pague Menos, que todo mundo fala!
17- Sair de sábado a noite com os adolescentes depois da célula...
18- Ir com a Silvana e as crianças comer pastel lá no Pastel da Feira!!!!! Mussarela puxa, puxa e de palmito (aqui não tem)
19- Ir na vigília de sexta... falar em línguas até cansar........
20- Conhecer todos os bebês que nasceram nesta época
21- Sair sozinha e não precisar voltar as 15 horas... sair de casa após 18 horas....
22- Descansar... e quem sabe viajar com a minha mae!!!
23- Passear com a Carol....
24- Planejar coisas mirabolantes com a Edvania....
25- Ahhh... as meninas irem dormir la em casa e ficarmos ate altas horas fazendo guerra de travesseiro....... kkkkk

PALAVRAS QUE GERAM VIDA...

Bom dia pessoal!
Esses dias de repouso para o tratamento da malária estão sendo edificantes para mim. Hoje mesmo, comecei e já acabei de ler um livro muito interessante: “Venda seu caixão” do Jesher Cardoso. Fala a respeito da morte... das nossas esperanças... da profissão, do ministério... e a morte nas palavras que geram vida. Achei muito interessante uma frase sobre a língua e quero compartilhar: “ Em sua casa existe um encanamento por onde circula água pura. E também existe outro encanamento, em separado, que tira o esgoto. Graças a Deus! Já pensou se fosse um cano só? Quantos canos você têm em sua boca?” pg.30.

“ Com ela (a língua) bendizemos ao Senhor e Pai e, com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura, a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira, figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.”

Minha palavra e a sua, precisa gerar vida... só assim conseguiremos viver em paz conosco, com os demais e agradando ao Pai.
Reflita sobre isso...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Esperar só mais um pouquinho!!!

Olá povo de Deus!
Fui pela manhã para fazer o novo teste e saber como está a questão da malária, mas havia outra microscopista no laboratório que me informou que só se faz o controle após 7 dias, que é o tempo de ação do medicamento. Sendo assim, quarta-feira é a data.
A cada dia eu amanheço melhor... já estou ouvindo muito bem, o zumbido está sumindo... só sonolenta pela ação da medicação... afinal não é toda semana que o meu corpo recebe 54 comprimidos...
Obrigada por me acompanhar!
Deus o abençoe pelas orações...
Tudo isso faz parte...
Esperar... Esperar... Esperar... Salmos 40.... medita nele vc tb!

domingo, 13 de setembro de 2009

Visão de uma nova etapa!!!!

“ Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei coisa nova, e , agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” Isaías 43:18-19.

A cada dia tenho visto Deus renovar minhas forças e minha vida! Hoje pela manhã, quando todos da casa sairam para o culto, que aqui acontece em sua maioria pelas manhãs, fiz meu café, tomei as vitaminas e fui para o meu quarto orar. Foi maravilhoso meu tempo com Deus e mais uma vez ele reafirma de uma maneira muito minha e dele, a nova etapa que me faz entrar, ao retornar ao Brasil. Há uma chave, vinda de Deus sendo entregue nas minhas mãos... essa chave, abrirá uma porta.. e o que tiver nela, não é para recusar... O que terá por detrás desta porta ao chegar ao Brasil eu nao sei, o Senhor não me revelou... Eu? Obviamente perguntei... hehe! Mas o Senhor só me disse que era respostas das minhas orações...... é algo que ele nao vai falar... mas entregar...... sei que será esse direcionamento para a minha vida tão aguardado...
Como é bom esperar no Senhor e receber dele as orientações para o nosso viver!
Isso me traz segurança e certeza... afinal servimos a um Deus que DESDE A ETERNIDADE ESTÁ NO CONTROLE!!!
Você também pode fazer isso... não perca tempo e pergunte ao Senhor o que Ele tem para você nestes dias... com certeza, não deixará sem resposta!!!!

Amanhã vou refazer o teste da malária e volto aqui, assim que tiver o resultado, estejam orando!!!

Deus é bom... o diabo nao presta.... e eu??? EU TO MELHORANDO!!!!!

BEIJOS, THAÍS... direto de Moçambique!

sábado, 12 de setembro de 2009

Quem sou eu??

UMA JOVEM COMUM, FAZENDO COISAS EXTRAORDINÁRIAS!!!!

O que é MALÁRIA?


O que é malária
A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos. A doença é causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium. Os parasitas da malária são transmitidos por mosquitos fêmeas do gênero Anofeles. Malária espalha-se em regiões tropicais e sub-tropicais, como partes das Américas, Ásia e África. Cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana.

Sintomas da malária
Sintomas da malária incluem febre, calafrio, dor nas articulações, vômito, anemia, hemoglobinúria e convulsões. O sintoma clássico da malária é ocorrência cíclica de frio súbito seguido por tremores de calafrio e então febre e sudorese (suador) que duram de 4 a 6 horas. Por razões ainda pouco compreendidas, crianças com malária freqüentemente exibem postura anormal, a qual pode estar relacionada a dano cerebral. Malária pode causar problemas cognitivos, principalmente em crianças.

Sintomas de malária severa
Malária severa é quase sempre causada por infecção pelo protozoário P. falciparum e geralmente aparece 6-14 dias depois do contágio. Conseqüências da malária severa incluem coma e morte caso não seja tratada, sendo que crianças pequenas e mulheres grávidas são especialmente vulneráveis. Podem ocorrer dor de cabeça forte, baço inchado, isquemia cerebral, fígado inchado, hipoglicemia, e hemoglobinúria com insuficiência renal. Malária severa pode evoluir muito rapidamente e causar morte em horas ou dias.

Transmissão da malária
Os hospedeiros e vetores de transmissão da malária são as fêmeas dos mosquitos do gênero Anofeles. Mosquitos jovens ingerem primeiro a malária ao se alimentar de um humano contaminado. Uma vez que o mosquito é infectado ele torna-se vetor da malária e pode contaminar outros humanos. Apenas a fêmea do mosquito alimenta-se de sangue, desta forma os machos não transmitem malária. As fêmeas do mosquito do gênero Anofeles preferem se alimentar de noite. Elas geralmente começam a procurar alimentação ao anoitecer e continuam pela noite adentro. Os parasitas da malária também podem se transmitidos por transfusão de sangue, embora isso seja raro.

Vacina contra malária
Vacinas contra malária estão em desenvolvimento, porém ainda não está disponível nenhuma vacina completamente eficiente.

Prevenção e controle da malária
Erradicação do mosquito e prevenção de picadas de mosquitos. A transmissão da malária pode ser reduzida prevenindo-se as picadas de mosquito com repelentes e redes contra mosquitos, assim como controlando a proliferação dos mosquitos com inseticidas e drenagem de água parada onde eles depositam seus ovos.

A SABER... EU NAO TENHO NENHUM DESSES SINTOMAS... FOI POR DEUS QUE EU FUI FAZER EXAME, POIS ESTAVA APENAS COM GRIPE E SINTOMAS DE SINUSITE.... DEUS CUIDA DE MIM!!!!! SANTO DISCERNIMENTO DO SENHOR......

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bom dia... ontem não deu para voltar aqui. Meu dia terminou bem, ontem fiz minha quarta medicação e a quinta hoje, mas ainda continuo com um déficit na audição do ouvido direito e o zumbido, além de sonolenta. Mas louvado seja Deus que podemos ouvi-lo com a presença do doce Espírito Santo... Ontem recebi uma palavra, quando liguei para a irmã Lourdes Rodrigues, minha intercessora da Igreja Batista Nova Aliança em Indaiatuba e quero compartilhar: “Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” Isaías 43.
É interessante que além de nos livrar, Deus ainda nos promete abundâncias... o algo mais que vem dele. Sinto-me mesmo nas mãos de Deus, pois Ele mesmo é quem tem cuidado de mim, feito com que cada medicação seja um bálsamo para o meu corpo. Talvez você também esteja passando por um deserto, ao qual nao sabe como sairá, ou como sairá, mas saiba que Deus é contigo e Ele batalha em seu favor, assim como tem feito comigo aqui nessa terra distante onde não temos muitos recursos...
Estou agora na casa da minha vizinha, missionária Lucineide, na base da JOCUM que é ao lado de casa. A casa onde moro está em dedetização... Quando cheguei na base, pude conversar com a Ana, microscopista que olhou minha lâmina e ela me disse que realmente "não estava bonita". Me pediu para me alimentar bem, tomar bastante líquido e segunda-feira voltar no laboratório para controle e vermos como está. Mais tarde eu volto para casa!
Continuemos em oração, pois Deus está pelejando em meu favor... em NOSSO FAVOR! VAMOS SEMPRE LEMBRAR QUE EM TUDO, A BATALHA É DO SENHOR!
Ahh, já ia esquecendo... mais uma vez "me acordaram cedo" com mensagens de celular, mas desta vez não era o professor da escola dizendo que ia faltar... mas a Mcel, empresa de telefonia celular, me dando mais de 200 meticais em crédito... isso dá mais ou menos 25 reais!!! Já liguei para a minha irmã Raquel.... Agora vou nessa, te mais!!!

Ops, voltei... não vou dormir em casa hoje... como nao sei como está o cheiro da dedetização por lá e ainda ter q arrumar as coisas do meu quarto para dormir... vou dormir aqui na Jocum... na casa da Lucineide.... Té mais, continuem orando por mim! A paz do Senhor a todos!! Obrigada por me acompanharem....

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Diário de uma MALÁRIA...

Em menos de dois meses para o meu retorno, mais esta experiência com Jesus...
Dia 06 de setembro, domingo – Bem, hoje preguei na Igreja Batista de Mafambisse, foi abertura do mês dos jovens onde todas as mensagens são direcionadas especialmente a eles. Estou no quarto.... ainda resfriada, orei ao Senhor... “Senhor, a malária se manifesta de muitas maneiras e como eu nunca tive, não sei qual seria a manifestação do meu corpo. Essa gripe não passa... se isso for malária, me dá um sinal... assim, falto no trabalho para fazer o teste... se não, entro com antibiótico para acabar com a gripe de uma vez.” Não demorou muito depois desta oração, os seios da minha face e a testa começaram a incomodar. A principio pensei que fosse sinusite... mas depois, ao dormir, lembrei da minha oração e já deixei “agendado” ser uma das primeiras coisas a fazer.
Dia 07 de setembro, segunda (feriado – Acordo de Lusaka) – Tudo fechado! Acordei bem, fui tomar café e ali informada que todos estariam saindo... passar o dia fora. Fui convidada... Dia aparentemente normal... Voltei para casa 20 horas... Ia fazer o teste de malária no dia seguinte, mas a Professora Marisa (brasileira, que leciona Artes na escola) me avisou que não iria trabalhar, com uma pessoa a menos, ficaria muito complicado não estar ali, visto que os professores do turno da manhã normalmente não visam com antecedência quando vão faltar. Não teria outra pessoa para organizar as crianças. Trabalhei neste dia.. visto que o teste só se fazer pela manhã.
Dia 08 de setembro, terça – Fui para El Shaddai às 6h30. Voltei no fim da tarde. Estou bem... o sintoma é de final de gripe e eu já estou bem feliz com isso. O ouvido já não dói mais, mas o zumbido continua. Estou achando que a sinusite que tive na infância voltou mesmo. Os seios da face não doem, mas incomodam. Sintomas de sinusite.
Dia 09 de setembro, quarta - Às 6h30 fui para El Shaddai, dois, dos três professores faltaram, mas mesmo assim, deixei uma auxiliar com uma turma e meia e a outra professora com uma turma e meia... verifiquei merenda... limpeza.... deixei tudo organizado por lá e voltei, afim de fazer o teste de malária na base da JOCUM, ao lado de casa. Dando negativo, já iria para a farmácia comprar amoxicilina e voltar para a escola a tarde... 40 minutos depois, o resultado: Malária de 1 cruz. Nada de voltar para a escola a tarde. A medicação eu já sabia qual deveria ser. Em casa não tinha e àquela hora 12h30, a farmácia estava fechada, tudo aqui fecha para almoço. Logo Noemia me retornou a ligação e sugeriu que eu pedisse para o Carlitos, um moço que trabalha no projeto Vida. Ele arrumou a medicação gratuita no hospital, bem como o Complexo B e a Multi Vitamina.
Porém ele não poderia trazer em casa, liguei para o Felizardo, um mocinho da igreja que é muito prestativo. Me atendeu e as 15h30, ele chegou em casa. Moro às beiras da estrada nacional, longe da igreja. Iniciei medicação às 16 horas. Agora são 21h30 e meia noite é hora de tomar de novo. Sinto-me com sonolência e pouco estou escutando. Estou no meu quarto agora. Quando alguém fala, dá impressão de estar loooonge... tanto a voz, quando a mensagem do que está sendo dito, demora para processar a informação... deve ser efeito do remédio.
Liguei para minha mãe logo que soube para estar em oração e pedi para avisar o pastor Ademir para me ligar. Ele já me ligou e oramos juntos, obrigada pelo cuidado Pr. Ademir, vc é dez... mandei e-mails para o meu grupo de contatos que me acompanha aqui na África para estarem em oração também. Muitos já me escreveram dizendo que já estão orando. Minha igreja estará levantando um clamor no culto de hoje e tenho certeza que cada um nas suas casas.
É a primeira malária, estou estranha... zonza, com a cabeça parecendo estar no mundo da lua. Agora vou desligar o computador e deitar um pouco... preciso conversar com Deus, tenho certeza que ele tem assuntos a tratar comigo... até amanhã se Deus assim permitir. Há um versículo na minha mente “Eu sou Deus e não mudo” do meu último informativo!! Bem, há uma promessa que ainda não se cumpriu, aliás, duas!... bom, acho que ainda não é hora de me encontrar com o Criador... e Deus prometeu algumas coisas a minha mãe em oração... a fazer na minha vida... ele não faria isso se não fosse cumprir, afinal.. Ele é Deus e não muda.. é isso... as promessas feitas a minha mãe!! To indo nessa!
Dia 10 de setembro, quinta-feira – Tomei minha medicação de madrugada, que eu já deixei no esquema e logo voltei a dormir. Acordei 6:26, com uma mensagem de celular, de um professor, avisando que a outra professora ia faltar, logo na sequência uma mensagem acerca dele próprio dizendo que não estava bem e que não iria também. Já tinha deixado combinado com as missionárias Tatiane e Marisa de estarem indo para a El Shaddai para essas eventualidades. Minha mãe me ligou as 7:00.... no Brasil eram 2 da madrugada, puxa... minha mãe não dormiu de preocupação, foi para me lembrar de tomar o remédio... “Jesus cuida dela e dê paz e tranqüilidade... ela precisa descansar no Senhor e dormir.” Bom, agora já são 9h30. Já tomei café da manhã e fiz a primeira medicação do dia (Couarten – medicação da malária, Complexo B e Multi vitaminas). Muitas pessoas já me escreveram dizendo que já estáo em oração e eu agradeço de coração, pois é tudo o que eu preciso. Tudo está nas mãos do Senhor! “Deus cuida de mim, à sombra das tuas asas, Deus cuida de mim, eu amo a tua casa e não ando sozinho, não estou sozinho, pois Deus cuida de mim, Kleber Lucas” Obrigada pelo teu cuidado, Jesus. Obrigada pelo discernimento que o Senhor me deu de fazer o teste mesmo não tendo os sintomas comuns. Obrigada pelo fato de não ter febre, o Senhor sabe como a febre me preocupa. Obrigada por ser Deus em minha vida e me amar tanto assim.
Estou aqui deitada... com a porta do quarto aberta para entrar ar... olhando para o quintal... vendo o Rosário trabalhar e os cães passearem... mais tarde eu volto aqui!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O POVO QUER SABER!


1- Nome completo e idade
Meu nome é Thaís Cristiane dos Santos, tenho 30 anos.

2- Onde e quando nasceu?
Nasci na Moóca, em São Paulo (capital) em 31 de janeiro de 1979. Mas desde que nasci, nunca mais voltei lá...

3- Fale um pouco sobre sua família.
Bem, sou filha de João Batista dos Santos, (já falecido) e de Lourdes Albano dos Santos, tenho um irmão mais novo, atualmente com 26 anos, o Thadeu. Somos simples, já passamos poucas e boas e batalhamos pela vida.

4- Quais lugares você já morou e em qual você voltaria?
Bom, quando nasci, minha família morava em Ferraz de Vasconcelos – SP, onde vivi até 5 anos. Mudamos para Indaiatuba – SP nesta época e permanecemos até os meus 15 anos. Em 1994, morei em Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais, eu estava no segundo ano de Magistério e estudei no Napoleão Reis, escola que minha mãe havia estudado na infância. Voltei a morar em Ferraz e depois retornamos a Indaiatuba. Voltar a morar? Minas, mas talvez não em Lafaiete.. mas Belo Horizonte.

5- Qual organização/ denominação pertence e há quanto tempo? Quem é o seu pastor?
Sou membro da IBNAI – Igreja Batista Nova Aliança em Indaiatuba/ SP, há 12 anos, uma igreja em células. Meu pastor é Ademir Machado da Silva.

6- Qual a sua formação?
Sou professora e fiz Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar. Fiz algumas matérias teológicas e missiológicas também.

7- Qual agência missionária você faz parte?
Não faço parte de nenhuma agência missionária. Sou missionária efetiva direto da minha igreja, que é uma igreja enviadora.

8- Como foi o seu chamado e como foi a confirmação do seu chamado? (Denilson – IBNAI)
Meu chamado se deu de uma maneira muito especial no Pico do Jaraguá (numa programação com jovens, fomos fazer trilha) em 2001. Depois de toda aquela subida ao Pico, descansando e olhando para a rodovia dos bandeirantes, Deus me disse: “Está vendo esta estrada? Ela não tem começo, nem fim. Assim eu te farei... sem começo nem fim e os quatro cantos da cidade de Indaiatuba, não serão limites para o que eu tenho para sua vida!”
Eu não entendi bem, mas algo no meu coração me dizia que eu não estaria sempre na minha cidade... alguma coisa me faria sair.
Depois disso, a confirmação do meu chamado se deu mesmo numa conferencia missionária da minha igreja, que é bem envolvida e comprometida hoje com missões.

9- Como vc escolheu Moçambique? (Luciana Pegoraro – Indaiatuba - SP)
Na verdade Moçambique foi chegando aos poucos. Em 2001, eu tinha a Índia como alvo de um possível trabalho. Mas as portas não se abriram. Tempos depois, me inscrevi num programa que enviaria jovens para a África portuguesa (um dos cinco países de língua portuguesa da África), mas como o grupo demorou para se formar, acabei desistindo e quando saí, o grupo se formou, de uma maneira muito rápida. Entendi então que não era meu tempo de sair! Em 2006, através do meu Pastor Ademir Machado da Silva, fui a Guiné Bissau, passando por Cabo Verde e Senegal, para conhecer a implantação de uma escola de ensino fundamental em outra cultura, um lindo projeto, fundado há mais de 10 anos.
Sempre fazendo contatos com brasileiros ao redor do mundo, mandei um e-mail para a líder do grupo que eu estaria (acabaram indo para Moçambique), fizemos uma amizade via e-mail e ao final de 2007 ela me convidou para trabalhar na Escola El Shaddai, uma escola de ensino fundamental que havia iniciado suas atividades naquele ano. Minha igreja aceitou o desafio de me enviar, meu pastor aprovou e cá estou por dois anos letivos.

10- Qual é exatamente o seu trabalho? (Luciana Pegoraro – Indaiatuba - SP)
Bem, sou uma missionária cristã evangélica trabalhando com minha profissão. Pedagoga de formação, com habilitação em Administração Escolar, sou voluntária em Moçambique, em especial, na Escola El Shaddai, que atende crianças em situação social de risco, a partir da primeira classe: 6 anos.
Meu trabalho consiste em treinar a equipe de nacionais da escola, para o exercício de um trabalho de excelência em educação. Aqui, ministro treinamentos para professores, implemento projetos a serem desenvolvidos na escola nas diversas áreas – leitura, matemática, agropecuária, reforço escolar, higiene, etc, desenvolvo estratégias junto aos professores para avaliação do processo ensino aprendizagem, coordeno o trabalho dos diretores e coordenação pedagógica, também com capacitações, dentre outros trabalhos administrativos na instituição, levando a palavra de Deus como carro-chefe de todo o trabalho. Para além disso, dou estudos em educação cristã para jovens e prego nas igrejas que me convidam.

11- Você me disse que após alguns meses em Moçambique foi que "caiu a ficha" e que deu uma angustia, como foi isso? (Denilson – IBNAI)
Na verdade não foi angústia, intitulo “A crise dos 7 meses”. Todos nós entramos em crise algum dia, por conta de mudanças e quando mudamos de cidade, país, isso é muito evidente. Quando cheguei, foi festa, tudo diferente, eu podia ver com meus próprios olhos tudo aquilo que eu lia nos livros, havia estudado e ouvia dos missionários nas conferências. Ouvir as pessoas falando dialeto, os cultos que nunca acabam... com danças diferentes, as palmas, as visitas, ter que pegar ônibus e depois de horas chegar para evangelizar, viajar toda semana para comprar alimentos e chegar ao final do dia lutar para conseguir transporte para voltar à casa... entrar no transporte e pensar: “Puxa, consegui” Enfim, festa!Depois dos 7 meses, tudo isso perdeu a graça... tornava-se cansativo só de pensar que pra comer maçã, eu teria q viajar uma hora para comprar... estar nas rodinhas e algumas pessoas começarem a falar em dialeto pois é assunto que não interessa a você ou não querem que você saiba, ficar duas horas no ponto de ônibus sem a certeza que conseguirá transporte para chegar em casa, enfim... perdeu a graça. Comecei a lembrar das minhas facilidades de quando estava no Brasil... meu carro que me levava a qualquer lugar e eu poderia estar nas casas das pessoas após 18 horas sem depender de transporte... minha liderança... meu pastor... os adolescentes... autonomia para gastar minhas férias como quisesse, tudo! A cabeça entrou em parafuso.. nem fui no culto aquele dia e no chão, com lágrimas, não saia nenhuma palavra da minha boca, só mesmo clamar ao Espírito Santo que intercedesse em meu favor... era uma mudança de vida que ainda eu estaria vivendo nela e tendo que me acostumar, para os próximos 17 meses!

12- Como vc se sente ao aperceber que seu tempo aí já está em contagem regressiva, e certamente ainda há tanto por fazer? (Martha Oliveira – Maceió - AL)
Ao mesmo tempo que isso me traz inquietação, ao saber que eu poderia fazer mais, me traz também satisfação, em ter feito o que estava ao meu alcance dentro do período que me dispus a trabalhar aqui.
Sendo bem realista, penso também que é a oportunidade para outra pedagoga com chamado missionário, vir para cá continuar meu trabalho. O corpo de Cristo tem essa função! A propósito, quem vem?

13- Você acredita que será possível manter em tamanha atividade sua vocação missionária, da maneira desafiadora que vc tem trabalhado aí tão distante, quando estiver de volta a seu país de origem? (Martha Oliveira – Maceió - AL)
Penso que em atividade missionária eu sempre estarei. Mesmo quando eu ainda não havia pisado em campo transcultural, minha vida já era missionária e eu sempre fui muito ativa. Manter contato com missionários que estão no campo, dar suporte, fazer parte de um conselho missionário, viagens de curto prazo, tudo isso faz parte de missões e o lugar para isso, pode ser o vizinho da casa ao lado, meu chefe no serviço, meu professor da escola, enfim.
Com certeza os “tipos de atividades” mudarão, afinal, são lugares diferentes com propósitos diferentes.
Minha intenção ao voltar e permanecer um tempo no Brasil, também faz parte do plano de Deus para a minha vida e nem sempre o ativismo direto é o plano de Deus em todos os momentos (Há tempo para tudo... Eclesiastes 3). O desafio do crente, do missionário, é entender qual momento ele está vivendo em Deus e fazer isso intensamente, com um coração obediente e grato. O melhor lugar para se estar é dentro da vontade de Deus e para isso nem sempre este lugar é necessariamente o campo transcultural... mesmo sendo um missionário que um dia já foi chamado para fora da sua cultura...

14- Certamente vc já não é a mesma Thaís de dois anos atrás. Qual é a melhor mudança que vc percebe em vc mesma, diante de tantas experiências vivenciadas no ministério? (Martha Oliveira – Maceió - AL)
Essa pergunta me fez pensar e muito...
Bem, penso que estou menos imediatista, mais ponderada nas conclusões.
Nem tudo o que é fácil e óbvio para mim, é para as pessoas ao meu redor. Para mim é óbvio que se tenha que fazer bainha nos 4 lados do tecido que será toalha de mesa, mas para eles, não é. Só se faz em dois lados! Para mim é óbvio que quando eu não posso te hospedar em minha casa três meses, seja por questões financeiras ou até mesmo por não te querer este tempo todo em minha casa, que eu seja sincera e com educação te diga isso, ou que eu proponha que dividamos as despesas deste período, mas para eles, não é! Quando eu estava ainda no Brasil, dentre os meus, isso era menos gritante, tínhamos em geral, as mesmas vivências. Isso aqui, se ampliou, pois as experiências que eu vivi no passado e as conclusões que eu cheguei ninguém aqui viveram. Ao passo que muitas coisas que eles viveram, eu não vivenciei (tradições culturais, guerra) então, nem tudo era óbvio e isso me trouxe uma ponderação maior na conclusão dos fatos e no conviver com as pessoas.
Não que eu esteja 100% ponderada, mas foi uma mudança positiva.

15- Você conseguirá ficar no Brasil se lembrando dessas crianças que receberam tanto de você e agora vão estar novamente na carência? (Miriam Rocha – Indaiatuba - SP)
Bom, creio num Deus que elabora planos perfeitos para seus filhos. Penso que o mesmo Deus que me trouxe para servi-las, continua as amando! Tenho aprendido que eu não posso abraçar a tudo quanto eu quero e cada coisa tem seu tempo.
Ainda não sei como será o meu retorno, afinal são dois anos longe da minha própria cultura e penso que o primeiro sentimento seja “sou uma estrangeira em minha própria terra”, me deparado com tantas diferenças ao regresso. Imagino que eu vá lembrar de cada rostinho com saudades... lembrando que Deus cuidará deles, da mesma maneira que ele cuidou da minha família quando eu vim para Moçambique. Tudo o que fazemos é pela fé. Prefiro acreditar que Deus está no controle. Como eu tenho convicção que está!
Mas se eu não conseguir ficar no Brasil, farei uma nova proposta e retornarei!!

16- Você viu quanta diferença fez nesses dois anos para os que trabalharam nessa escola com você, na igreja onde ministrou, para os pais, para o lugarejo, e o crescimento educacional, emocional, espiritual, além de outros, pois nós aqui só vimos o que você escrevia. E agora? Será que vão ter suporte para manter isso tudo e continuar a crescer? (Miriam Rocha – Indaiatuba - SP)
Uma das minhas intenções ao vir, foi realmente marcar uma geração e motivá-la a perseverar, crerem no potencial que possuem! Sou uma idealizadora por natureza e amo caminhar rumo a objetivos. Acredito que abri um leque em muitos segmentos, principalmente na escola. Procurei neste período, caminhar o mais perto de cada funcionário da escola possível. Muitas vezes eu preferia pegar meu prato de almoço e descer, para sentar na esteira e comer junto com os trabalhadores, para ouvir histórias, contar as minhas, conhecer mais da cultura e tudo mais. Meus discípulos diretos viam isso e percebo que eles procuram, na maneira deles, fazerem o mesmo. Minha esperança é que continuem com tudo o que já está iniciado. Muitas coisas que eu comecei, já virou hábito e não está mais sob minha responsabilidade, os próprios nacionais já absorveram.
Estou certa que aquilo que entrou no coração, vá continuar!
Minha oração é que outra pessoa com dedicação passe por eles e nem que não fiquei dois anos letivos como eu, mas que seja o suficiente para se sentirem amparados. Quero muito que possam ir além... que a nossa auxiliar possa voltar estudar e concluir o Curso de Formação de Professores, nossa diretora possa continuar evoluindo, quem sabe retomar aos estudos, enfim...
Tenho que crer, que Deus é dono desse negócio e nenhum dos planos que ele mesmo elabora, tenha furos ou lacunas.

17- Quão importante é o apoio da igreja e principalmente da sua família? (Denilson Shimabukuro – IBNAI)
É ultra mega super hiper importante! Louvado seja Deus pela IBNAI e visão dada por Deus ao Pr. Ademir acerca de missões, do meu envio e tudo relacionado. Tenho uma igreja que de fato está na retaguarda e se eu tivesse que sair ao campo novamente por ela, eu não teria dificuldades em aceitar. Pr. Ademir é um pastor presente e hora nenhuma me deixou aqui ao léu, bem como a Silvana, minha discipuladora. O fato de ter acesso fácil a internet também ajudou a muitos amigos e irmãos na comunicação, todos os dias eu me comunico com alguém pela internet, fico sabendo as novidades. Agradeço a Deus pela mãe que eu tenho, ela de fato ama ao Senhor. Sei que não foi fácil me liberar para estar nas nações e vejo o quanto Deus é glorificado em minha vida em ter esperado o momento certo. Não só eles, mas tenho mais algumas pessoas que são apoio para o meu ministério caminhar, me enviando materiais, mobilizando campanha, a Débora é uma delas, agradeço pela logística que faz com tanta dedicação. Muitas correrias para conseguir as coisas que eu preciso, buscar ali, levar aqui. A todos, Deus abençoe!

18- O que pretende fazer em 2010? (Jéssica – IBNAI)
Bom... com relação ao trabalho, passa muita coisa pela minha cabeça, mas nada definido. Ainda não recebi de Deus um direcionamento específico. A certeza que Deus já colocou em meu coração, é que não é tempo de renovar contrato para Moçambique, meu tempo é de Brasil.
Mas em geral, quero me “reintegrar na sociedade brasileira”, viajar, passear e algumas vezes sem rumo, rever pessoas, visitar parentes, continuar conhecendo pessoas, despertar e encorajar outras igrejas falando do trabalho realizado em Moçambique, enfim!

19- Qual sua maior apreensão ao voltar para o Brasil? (Jéssica – IBNAI)
Apreensão..... a primeira é a readaptação a minha cultura. Não sei como será! Quando estamos muito tempo fora e voltamos, nos sentimos estrangeiros em nossa própria pátria. Estou ausente há praticamente dois anos e não vivi nada do meu país neste tempo, apenas ouvi falar... então, terei que me readaptar. Olhar na cidade e ver que muita coisa mudou... as cores das fachadas não são as mesmas, as pessoas mudaram de casas, as crianças cresceram. Na igreja, verei todos sabendo cantar as músicas novas destes dois anos de ausência e eu nem conhecer quem é o cantor... os programas, os líderes. muita gente nova... acho que vou me sentir um peixe fora d’ água no início...

Uma segunda apreensão é com minha nova rotina... embora eu esteja ansiosa para estar na minha casa, indo ao mercado comprar quando quiser, fazer as visitas na casa da Lourdes, passear com os adolescentes, conversar com minhas amigas até altas horas da noite e voltar para casa 23 horas... retornar a fazer tudo isso será novidade...

A terceira apreensão é com as próprias pessoas. Minha oração é que cada uma delas também possa me olhar como Thaís e não simplesmente como a Thaís, que foi fazer coisas e que tem coisas acerca dos seus feitos para lhes contar. Mas lembrarem que eu sou pessoa e que para mim e em mim, muita coisa mudou!

Resumindo... minha maior apreensão está na readaptação! Mas sei que Deus está no controle!

20- O que vai sentir mais saudade dai? (Jéssica – IBNAI)
Das minhas crianças da escola...

21- Agora a Thaís... (não acerca de trabalho) Quais os sonhos ainda faltam realizar? (Anônimo)
Eeeeiiii..... Sabe que tempos atrás eu estava conversando com uma amiga pelo msn e falávamos sobre isso. Muitas coisas que eu queria, já fiz! Muitas... a maioria. Não me restam muitas coisas. Até me assustei quando fiz esta reflexão. Mas, penso que este retorno ao Brasil, marca o fim de uma etapa. O que virá eu não sei, mas uma certeza eu tenho... são sonhos que o Senhor ainda colocará em meu coração. Talvez já esteja colocando sem eu perceber!
Dos meus sonhos pessoais a realizar ainda há a publicação do meu livro; uma viagem à Machu Picchu, no Peru, que eu quero fazer de mochila, ainda andarei no trem da morte; quero conhecer a Chapada dos Guimarães; estudar inglês num país de língua nativa e ter o prazer de mobiliar minha casa própria. Quem sabe um dia... casar e ter filhos! Mas isso é outra história, que não exige planejamento, se acontecer, amém, se não acontecer, amém também!

Envie uma pergunta você também!!!